O Rendimento Social de Inserção (RSI) está instituído pela Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, republicada pela Declaração de Rectificação n.º 7/2003, de 29 de Maio, alterada pela Lei n.º 45/2005, de 29 de Agosto, pelo Decreto-Lei n.º 70/2010, de 16 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 133/2012, de 27 de Junho. O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada para apoiar pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social.

Com vista à persecução dos objetivos traçados, a equipa de RSI assegura o acompanhamento sistemático e multidisciplinar a indivíduos/famílias. Assim sendo, promove uma intervenção multisetoriada, desenvolvendo atividades em cinco grande áreas de intervenção: Gestão Doméstica, Saúde, Emprego/Qualificação, Educação e Gestão de Dinâmicas Familiares.

O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da Fraterna surgiu no seguimento de um protocolo celebrado em 2007 com Instituto de Segurança Social, I.P., abrangendo as seguintes freguesias do concelho de Guimarães: UF Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião, Aldão, UF Arosa e Castelões, UF Selho São Lourenço e Gominhães, Gonça, São Torcato, UF Atães e Rendufe, e Mesão Frio.

Este protocolo compreende uma equipa multidisciplinar, constituída por 1 Assistente Social, 1 Psicóloga e 3 Ajudantes da ação direta, que visa o acompanhamento das famílias. Pretende-se, desta forma, a mudança de atitudes e comportamentos que permitam o desenvolvimento de competências e práticas valorizadas que garantam a integração social através das diferentes áreas (organização doméstica, gestão financeira, saúde, emprego/ocupação, educação e gestão das dinâmicas familiares).

A intervenção técnica é responsável, numa fase inicial, pela análise e produção de diagnósticos dos problemas económicos, sociais e psicológicos do indivíduo/família, bem como, a avaliação de recursos potencialidades e constrangimentos, necessários ao desenvolvimento de intervenções ajustadas aos mais reais problemas da população.

Ver mais: http://www.seg-social.pt/rendimento-social-de-insercao

Contatos

Rendimento Social de Inserção
Rua das Margaridas, Urb. Da Atouguia - Zona
Comercial Bl. C Lojas 7,8,9 e 10, freguesia São Paio
4810-060 Guimarães
Telef: 253 552 212
Tlm: 936 781 734
Posto de Atendimento de S. Torcato (só por marcação)
ADCL - Associação para o Desenv. das Comunidades Locais
Rua Padre Areeira
4800 - S. Torcato
Telef: 253 551 071
Tlm: 936 781 734

 

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework