Nome do Projeto: Women in Resistance in 20th century (WORTH)
Objetivo principal: valorizar e reforçar o valor das mulheres que estiveram na vanguarda de várias formas de resistência durante o século XX na Europa, reforçando a transição para o regime democrático.
Entidade coordenadora: YouNet (Itália)
Entidades parceiras: Fraterna (Portugal); DRPD (Eslovénia); DFOP (Polónia); University of Transilvânia (Roménia).
Data de inicio: Dezembro 2022.
Data de conclusão: Maio 2024.

VISÃO GERAL DO PROJECTO
WOmen in Resistance in 20th century (WORTH) é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV). O projeto WORTH visa sensibilizar o público e aumentar o conhecimento e a compreensão da narrativa histórica da resistência das mulheres durante o século XX na Europa.
O projeto envolve cinco organizações não governamentais com experiência na conceção e implementação de projetos europeus de Itália, Eslovénia, Portugal, Polónia e Roménia, permitindo uma perspetiva alargada e uma reflexão transnacional sobre o tema.
O projeto centra-se na resistência durante o século XX e no papel que desempenhou na transição democrática, proporcionando uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum, promovendo uma cultura internacional da memória e proporcionando uma compreensão mais equilibrada da história em termos de género.

Antecedentes: a resistência não contada e não ouvida:
A avaliação das necessidades da sociedade civil europeia dos países envolvidos nas parcerias salientou claramente a necessidade de promover e adotar uma perspetiva que respeite mais eficazmente o equilíbrio entre os sexos, incluindo a narrativa histórica feminina.
Estes resultados sensibilizaram para a importância de garantir uma educação contínua relativamente à transmissão da história e aos testemunhos, especialmente no que diz respeito ao papel desempenhado por atores como as mulheres, que não podem ser esquecidos ou marginalizados.
De facto, o principal objetivo é valorizar o papel das mulheres que estiveram na vanguarda da luta e da resistência contra os regimes totalitários, promovendo uma mudança para uma compreensão mais equilibrada da história que respeite a igualdade de género. A parceria decidiu centrar-se no papel das mulheres e na valorização do seu contributo para a luta contra a opressão e os regimes totalitários porque, muitas vezes, as narrativas históricas apenas destacam as figuras masculinas, uma vez que a história tem sido predominantemente escrita por homens, deixando uma perspetiva enviesada e favorável a estes.
A resistência não contada e não ouvida das mulheres no século XX na Europa é um aspeto significativo da história que merece atenção e reconhecimento. Ao longo dos tumultuosos acontecimentos do século XX, as mulheres desempenharam um papel crucial na luta pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos humanos. No entanto, as suas contribuições e histórias têm sido frequentemente ignoradas ou marginalizadas em narrativas históricas dominadas por perspetivas masculinas.
O projeto WORTH - Mulheres na Resistência no Século XX - procura colmatar esta lacuna através da sensibilização do público e do aumento do conhecimento sobre a narrativa histórica da resistência feminina. O nosso principal objetivo é, de facto, destacar o papel das mulheres na vanguarda da luta contra os regimes totalitários, com vista a promover uma compreensão mais equilibrada e inclusiva da história que respeite a igualdade de género. Ao centrar-se nas experiências e nos contributos das mulheres, o projeto pretende evitar que as suas histórias caiam na obscuridade e garantir a sua continuidade.

ASPIRAÇÕES DO PROJECTO
Ao longo do século XX, as mulheres desempenharam um papel social, cívico e político muito importante em todos os países europeus e em vários contextos. No entanto, na transição democrática, a sua presença e os seus contributos não foram menos significativos do que os dos homens.
O WORTH pretende ter um impacto em vários beneficiários, nomeadamente no grupo-alvo das atividades: os jovens e a comunidade em geral e a sociedade civil.
Para ter o impacto esperado, as parcerias organizarão eventos comemorativos e de divulgação durante a implementação do projeto, permitindo alcançar o impacto chave do projeto, sensibilizando os cidadãos da UE, especialmente os jovens, para o papel das mulheres na complexa e quase desconhecida história de resistência da UE.
De facto, o projeto envolve várias atividades dirigidas principalmente a jovens e estudantes, utilizando métodos de educação não formal e técnicas de gamificação. Estas atividades, como o Urban Trekking e os eventos da Biblioteca Humana, visam estimular a reflexão e envolver os participantes de uma forma interativa e participativa. Ao combinar eventos locais com conferências e seminários internacionais, o projeto cria um espaço de partilha de experiências e promove uma compreensão mais ampla da história europeia.
O projeto irá, portanto:
• Aproximar os jovens da história da UE do século XX relacionada com os regimes totalitários, com as suas características, semelhanças e diferenças entre países;
• Despertar a curiosidade dos jovens para as contribuições e realizações das mulheres através do seu papel na Resistência.
Isto é possível graças à criação de um consórcio pan-europeu e de uma rede de cinco organizações diferentes envolvidas no projeto, pertencentes a diferentes áreas de atividade, com o objetivo de reforçar o sentido de responsabilidade para com a democracia e os direitos de liberdade que todos os cidadãos da UE devem abraçar.

Recordar as memorias:
A recordação é o ato de lembrar ou comemorar algo ou alguém, muitas vezes associado a honrar a memória de um determinado acontecimento ou pessoa. É uma forma de prestar homenagem e reconhecer o significado de ocorrências ou indivíduos do passado.
A nossa democracia é demasiado frágil e os seus alicerces são tidos como garantidos. Para preservar o seu poder, a próxima geração de líderes deve cuidar dela agora e, por esta razão, devemos colocar o nosso esforço nos jovens, uma vez que eles são a próxima geração já hoje.
A consciencialização através das lutas que conduziram à democracia é fundamental para não esquecer a nossa história e a coragem das pessoas que lutaram por ela e perderam as suas vidas e também para reconhecer o valor da sua luta.
O projeto WORTH tem também um forte valor cívico, uma vez que fomenta a cidadania ativa e tem um forte papel educativo.
O WORTH pretende alargar a rede e chegar a novas comunidades, avançando na sensibilização e ação educativa sobre os direitos, liberdades e conquistas que conduziram à União Europeia tal como ela é hoje.
O objetivo é aproximar as comunidades locais da UE, refletindo sobre o tema do passado que nas sociedades atuais, o papel da mulher e quem são as mulheres resistentes nas sociedades de hoje.
Este projeto é extremamente importante porque o reconhecimento pleno e igualitário dos direitos e liberdades ainda não foi totalmente alcançado. As mulheres continuam a lutar contra a discriminação e a afirmar uma perspetiva de género em todos os aspetos da vida pública e privada, incluindo na União Europeia.

ATIVIDADES
A escolha do grupo-alvo influencia a seleção dos métodos e atividades que serão adotados para envolver os jovens e permitir-lhes participar ativamente em debates, world cafés, conversas com Living Books, Urban Trekking nas cidades de 5 países europeus. As cinco organizações parceiras envolvidas optaram por se concentrar na organização de atividades dirigidas principalmente a jovens e estudantes, porque é essencial que não esqueçam as lições do passado.

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework