O GENREM concentra a atenção dos cidadãos europeus na era totalitária e na herança deixada aos países envolvidos no passado recente, com a inclusão total de grupos de cidadãos sub-representados.
3 países e 3 diferentes facetas do totalitarismo são observados: Portugal e a era de Salazar; A Bulgária e o comunismo; e a Itália e o período fascista.
Como as mulheres viviam sob regimes totalitários e superando isso - como elas contribuíram significativamente para a atual consciência de destino e origem comum da União Europeia será o tema de todos os eventos organizados em 4 países e visando envolver o número máximo de cidadãos, em particular jovens, mulheres e pessoas com deficiência: não. Estimado em 1000 ca., dividido em 7 eventos diferentes (conferências, happenings, exposições…).
Desde as últimas décadas, a UE viveu um período relativamente longo de paz e desenvolvimento econômico. Mas recentemente a crise econômica e os ataques terroristas geraram medo, minando a integridade europeia, junto com movimentos de direita.
Em nossas vidas contemporâneas, a lembrança ligada aos regimes totalitários do século passado, da guerra, é bastante ausente, enquanto as mulheres ainda lutam para evitar a discriminação e para afirmar uma perspetiva de gênero em todos os aspectos da vida pública e privada.
O GENREM recordará a atenção da cidadania e, em particular, dos jovens sobre a centralidade das mulheres para afirmar os princípios democráticos: a base da UE hoje em dia.
Muitas vezes os jovens estudam história independente do gênero: no passado, a força das mulheres não era considerada e, em geral, historicamente não participavam da base política do totalitarismo. Mas com certeza uma perspetiva de gênero na observação da era totalitária do nosso continente. Ajudará a reorientar a centralidade de todos os componentes da nossa sociedade, a fixar os valores da UE, a democracia, a inclusão, o destino e a lembrança comuns. Aqueles que se lembram são conscientes, tornam-se espertos e não se confundirão novamente.

Mais informações em www.genrem.fraterna.org

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework