Programa HORIZON 2020
Call: H2020-MSCA-RISE-2015Risewise logo
Linha de Financiamento: Marie Skłodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange (RISE)
Acrónimo do Projeto: RISEWISE
Duração: 48 meses
Nome do Projeto: RISE Women with disabilities In Social Engagement

Consórcio:
1) UNIVERSITA DEGLI STUDI DI GENOVA (IT) 216,000
2) UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACION A DISTANCIA (ES) 319,500
3) MIDDLE EAST TECHNICAL UNIVERSITY (TR) 63,000
4) UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID (ES) 333,000
5) UNIVERSIDADE DO MINHO (PT) 139,500
6) UNIVERSITAT LINZ (AT) 184,500
7) UNIVERSITA DEGLI STUDI DI BRESCIA (IT) 54,000
8) ASSOCIAZIONE ITALIANA PER L ASSISTENZA AGLI SPASTICI PROVINCIA DI BOLOGNA (IT) 72,000
9) FEDERAZIONE ITALIANA PER IL SUPERAMENTO DELL'HANDICAP (IT) 58,500
10) AFADIS (ES) 54,000
11) FRATERNA - CENTRO COMUNITÁRIO DE SOLIDARIEDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL, CIPRL (PT) 45,000
12) VEREIN ZUR FOERDERUNG ASSISTIERENDER TECHNOLOGIE IN EUROPA (AT) 58,500
13) FUNKA NU AB (SE) 148,500
14) ENGELLI KADIN DERNEGI (TR) 63,000
Total: 1,809,000

Sumário Executivo:

As mulheres com deficiência são vítimas de discriminação em várias facetas da sua vida, por exemplo, tendo dificuldades para encontrar um emprego e para se integrarem nas atividades sociais diárias (Re: "Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência", das Nações Unidas de 2008; "Relatório Mundial sobre Deficiência ", a OMS e WB 2011;" A Integração das Pessoas com Deficiência na Europa ", Agência Europeia para necessidades especiais e Educação Inclusiva 2008). Nos últimos anos, diferentes organizações europeias e mundiais têm produzido relatórios sobre deficiência para efetuarem propostas para políticas e programas inovadores que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência e facilitar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em maio de 2008. Este tratado internacional reforçou a nossa perceção da deficiência como uma prioridade de direitos humanos e de desenvolvimento.

Este projeto centra-se no estudo das mulheres com deficiência nas diferentes perspectivas, tentando identificar as necessidades e as melhores práticas em vários países da UE, representando ambientes culturais e socioeconómicas diferentes, com vista à sua integração e à melhoria da sua qualidade de vida nas diferentes dimensões. Através da aplicação de um método novo de análise, com base na experiência adquirida com o intercâmbio entre investigadores, especialista em inovação tecnológica e profissionais no espaço europeu e entre as instituições participantes, o projeto vai identificar um conjunto de linhas multisetoriais que podem contribuir para melhorar a integração e o envolvimento deste segmento da população na sociedade.

A delimitação do objeto do projeto a este segmento da população tem várias vantagens. Em primeiro lugar, é o primeiro estudo relevante à escala global que é realizado na Europa sobre este público. Em segundo lugar, permite colocar em prática e validar um novo método de pesquisa social, com uma forte abordagem multidisciplinar, com um estudo de caso bem delimitado. Terceiro, novas linhas potenciais de pesquisa podem ser exploradas em diferentes configurações para avaliar a sua oportunidade e viabilidade. Em quarto lugar, ele irá mostrar o impacto que esse segmento da população pode ter num crescimento sustentável da economia e da sociedade, a partir de diferentes aspectos, reforçando as suas capacidades, até agora subestimadas. Em quinto lugar, irá estabelecer uma plataforma de cooperação entre grupos de investigadores e associações na UE que estão a par da situação deste segmento da população, potenciando sinergias entre ambos. De realçar que os avanços nas tecnologias e das medidas conducentes a um envolvimento social mais forte das pessoas com deficiência tiveram, finalmente, um impacto positivo também em toda a população como muitos exemplos mostram como as soluções foram transferidas para o resto da sociedade em áreas como interfaces homem-computador, soluções ergonômicas, etc. Por fim, o resultado do projeto será a proposta de um conjunto coerente de linhas e projetos de investigação que contribuam para implementar soluções integrando os avanços tecnológicos, legislação, empresas, mercado de trabalho, os atores sociais , tomada de decisão, entretenimento, etc.

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework