O Banco Social da Fraterna surge no sentido de dar respostas adequadas ao desenvolvimento do processo de coesão e equidade social do concelho de Guimarães, visando, fundamentalmente, o apoio e partilha de géneros alimentícios e outros bens (mobiliário, vestuário, brinquedos, equipamentos...), às famílias carenciadas deste concelho.

Esta valência desenvolve, assim, todo um trabalho desperdício de géneros alimentícios em prol dos mais desfavorecidos, com vista a dar resposta imediata a situações de emergência social, assegurando, deste modo, a manutenção e promoção de uma qualidade de vida condigna e mais autónoma.

A equipa multidisciplinar do Banco Social procede, assim, a uma avaliação rigorosa de cada pedido, no sentido de compreender as condições sócio-económicas em que cada indivíduo/agregado vive. Dependendo das situações, os requerentes/utentes poderão beneficiar de um cabaz pontual, atribuído apenas em situações de emergência social e que exijam uma resposta imediata; ou de um cabaz atribuído bimestralmente que contempla um apoio mais continuado às famílias/indivíduos que comprovem reunir as condições necessárias para o benefício deste apoio (Consultar Regulamento Interno do Banco Social).

Os beneficiários do Banco Social, os mesmos comprometem-se a cumprir com um conjunto de obrigações/regras, imprescindíveis a uma boa articulação entre os serviços (Consultar Principais Regras do Banco Social).

Serviços

Triagem aos requerentes do Banco Social
Atendimento personalizado
Visitas domiciliárias para avaliação processual
Elaboração de relatórios sociais resultantes da avaliação
Reavaliação anual dos utentes do Banco Social
Articulação e/ou encaminhamento para as entidades locais de acordo com as diferenciadas problemáticas avaliadas
Dinamização de atividades de caráter social
Levantamento de donativos
Triagem/armazenamento/inventariação e gestão de stocks de alimentos, bens e equipamentos existentes em armazém
Mediação, receção, acompanhamento e avaliação de prestadores de serviço a favor da comunidade
Realizadas reuniões técnicas.

Ver Regulamento
Regras Gerais

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework