Departamento Estudos e Projetos
Promover Projetos de âmbito social no sentido de encontrar novas estratégias de combate à exclusão social vivida por algumas famílias do Concelho de Guimarães, são os objetivos que pautam a intervenção do Departamento de Estudos e Projetos da Fraterna.
Desde o início de atividade, a Fraterna tem atuado, de uma forma transversal, no desenvolvimento de estratégias integradas para a inserção social de pessoas vulneráveis com trajetórias de exclusão social, sempre com o objetivo de garantir a valorização de toda a vida humana.
Atualmente, os três Projetos em desenvolvimento, promovem uma intervenção social complementar, que confluem para a inclusão de indivíduos em situação de exclusão social. O Projeto Porta 7 E7G, financiado pelo Programa Escolhas, tem como público-alvo prioritário as crianças e jovens, o GIP - Gabinete de Inserção Profissional, apoiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, visa apoiar jovens e adultos desempregados à procura de emprego e/ou formaçãoqualificação profissional, e por fim, o Projeto Guimarães Inclusivo, em curso no Concelho de Guimarães, enquadrado no Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3G, com uma ação multidimensional em torno de diferentes eixos de ação - desde o emprego e qualificação, intervenção familiar e parental até à capacitação da comunidade e das instituições.
Para tal tem contado com o apoio de diversos parceiros sociais e, estrategicamente, pautado a sua ação numa relação de proximidade efetiva à população a quem se dirige, com a instalação de equipas de trabalho na comunidade onde intervém.
Vertentes de intervenção do Departamento Estudos e Projetos:
Educação e Formação;
Formação Profissional e Empregabilidade;
Capacitação da Comunidade e das Instituições;
Participação, Direitos e Deveres cívicos e comunitários;
Inclusão Digital.