Projeto Estação Guimarães Norte - Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G

Enquadramento

O Projeto Estação Guimarães Norte, coordenado pela Fraterna, enquadra-se no programa Contrato Locais de Desenvolvimento Social 4G, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, prevendo uma atuação no âmbito do desenvolvimento social local entre outubro de 2020 e setembro de 2023, nas freguesias predominante a norte do Concelho de Guimarães. Centra a sua ação no Eixo do Emprego, Formação e Qualificação sob responsabilidade de execução da entidade coordenadora, com ações diversas que contribuem para a empregabilidade das pessoas mais afetadas pelo problema social do desemprego, complementada por duas ações no Eixo da Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil a serem dinamizadas pela ADCL enquanto entidade executora local.

Objetivo geral

Promover a empregabilidade dos territórios abrangidos, com recurso a uma abordagem multissetorial e integrada, através de ações a executar com a participação ativa dos atores locais e destinatários, por forma a aumentar o nível de coesão social do território.

Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação

O Eixo do Emprego, Formação e Qualificação caracteriza-se globalmente por 3 fases estruturantes sequenciais, que plasmam também o percurso que os destinatários efetuarão no quadro do apoio que lhes será proporcionado:

  1. Fase exploração, mobilizando as comunidades locais e lançando-lhes desafios no âmbito da empregabilidade. Por um lado, entre os múltiplos agentes – entidades públicas, organizações da economia social, associações e empresas - para a criação de comunidades empreendedoras que contribuam, nomeadamente em sede de sessões de trabalho das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF’s), onde terão lugar processos participados de discussão de problemas de emprego, desafios, oportunidades do território e ideias de projetos potenciadores da empregabilidade das pessoas. Por outro lado, com a colaboração destes agentes, será captada população em situação de desemprego, a quem será também lançado o desafio de participar nas iniciativas do projeto, com base numa abordagem informal em espaços de aprendizagem não formal e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
  2. Fase desenvolvimento de competências, dinamizando junto dos destinatários atividades de capacitação promotoras de competências com o foco mais direto na empregabilidade e estruturando e desenvolvendo outras iniciativas de empregabilidade de âmbito mais coletivo, que possam após o término do projeto favorecer a sua integração no mercado de trabalho e/ou a geração de receitas adicionais aos rendimentos familiares.
  3. Fase mundo do trabalho, apoiando individualmente os destinatários na sua integração efetiva em oportunidades de emprego e consolidando as iniciativas de empreendedorismo, individuais ou coletivas, sua futura autonomização e geração efetiva de oportunidades de emprego.

Atividades a desenvolver:

diagrama1

Eixo 2: Intervenção Familiar e Parental preventiva da pobreza infantil.

Considerando a importância de complementar a ação da empregabilidade com ações de apoio na esfera familiar que, por um lado, facilitasse dinâmicas familiares favoráveis a empregabilidade e, por outro lado, com ações preventivas dirigidas a crianças e jovens potenciadoras da sua integração social e comunitária, o projeto integra, também, 2 ações relativas ao Eixo da Intervenção Familiar e Parental preventiva da pobreza infantil.

Atividades a desenvolver:

diagrama2

Contactos

contactos

Social Share:
Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework