Projeto RISEWISE

No âmbito do projeto RISEWISE (Women with disabilities In Social Engagement), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizon 2020, Guimarães irá acolher a reunião do Consórcio Europeu promotor daquele projeto e que conta com as seguintes entidades: UNIVERSITA DEGLI STUDI DI GENOVA, UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACION A DISTANCIA, MIDDLE EAST TECHNICAL UNIVERSITY, UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID, UNIVERSIDADE DO MINHO, STOCKHOLMS UNIVERSITET, UNIVERSITA DEGLI STUDI DI BRESCIA, ASSOCIAZIONE ITALIANA PER L ASSISTENZA AGLI SPASTICI PROVINCIA DI BOLOGNA, FISH - FEDERAZIONE ITALIANA PER IL SUPERAMENTO DELL'HANDICAP, AFADIS, FRATERNA - CENTRO COMUNITÁRIO DE SOLIDARIEDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL, FUNKA NU AB, A.I.SM. ASSOCIAZIONE ITALIANA SCLEROSI MULTIPLA ONLUS, ENGELLI KADIN DERNEGI.
As mulheres com deficiência são vítimas de discriminação em várias facetas da sua vida, nomeadamente na dificuldade em encontrar um emprego e integrarem-se nas atividades sociais diárias. O projeto RISEWISE centra-se no estudo dos obstáculos que as mulheres com deficiência têm que enfrentar nas diferentes dimensões da sua vida, tentando identificar as melhores práticas existentes em vários países da UE, representando ambientes culturais e socioeconómicas diferentes, com vista à sua integração e à melhoria da sua qualidade de vida. Através da aplicação de um método inovador de análise, baseado na experiência adquirida com o intercâmbio entre investigadores, especialista em inovação tecnológica e profissionais no espaço europeu, o projeto irá identificar um conjunto de linhas multissetoriais que possam contribuir para melhorar a integração e o envolvimento deste segmento da população na sociedade.
A reunião do Consórcio Europeu irá decorrer nas instalações da Fraterna, de 14 a 16 de março, havendo lugar a uma conferência de Imprensa às 11h00 do dia 15 de março, no auditório desta Régie-Cooperativa.

 Risewise