“PLANO B´RINCAR” COM GRATIDÃO

Entre os dias 17 e 26 de Julho, decorreu a Atividade "Plano B'rincar" que se concretizou na colónia de férias da praia azul, em Torres Vedras. A equipa do projeto Plano A E6G conseguiu envolver 35 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos de idade. Agradecemos, em especial, a dois parceiros formais do Projeto, à Câmara Municipal de Guimarães pelo transporte até à colónia de férias e à Clínica Laboratorial de Guimarães pela comparticipação de 50% do valor total de todas as crianças e jovens que participaram na colónia. Foram, sem dúvida, 10 dias recheados de atividades lúdicas e desportivas, com momentos de interculturalidade e muito divertimento, e que, ofereceram experiências significativas para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Um muito Obrigado!

Continuar...

CURSO DE MEDIAÇÃO FAMILIAR NA DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADES

PROJETO RISEWISE - 30 DE JUNHO E 1 DE JULHO - AUDITÓRIO DA FRATERNA.

No âmbito do projeto RISEWISE (Women with disabilities In Social Engagement), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizon 2020 e localmente promovido pela Fraterna e Universidade do Minho, em conjunto com uma Professora da Universidade Compultense de Madrid, irá realizar-se um Curso de Mediação Familiar na deficiência e incapacidades.
Durante o mês junho, uma professora da Universidade Complutense de Madrid (UCM), encontrando-se em Guimarães a estudar as questões relacionadas com a deficiência e as mulheres em Portugal, disponibilizou-se a desenvolver um curso, destinado a todos os técnicos e professores que tiverem interesse em obter mais conhecimentos sobre a mediação familiar, com o seguinte programa:
Dia 30 de Junho (das 14:30h às 18:30h)

  • Apresentação e abertura
  • Comunicação eficaz entre pessoas
  • Pausa/descanso
  • O poder da mediação na gestão positiva de conflitos

Dia 1 de Julho (das 9:30h às 13:30h)

  • Princípios da negociação bem-sucedida
  • Pausa/descanso
  • Técnicas eficazes na mediação
  • Debate e encerramento da jornada

M. Pilar Munuera Gómez, docente titular de la Universidad Complutense de Madrid. Obteve o doutoramento pela Universidade Complutense de Sociologia no Departamento de Sociologia com o tema "Mediação em situações de dependência funcional" e estudou trabalho social e mediação. Atualmente leciona na Facultada de Trabalho Social da mesma Universidade e desenvolve cursos de mediação em diferentes instituições. Autora de diversos livros e artigos sobre mediação, trabalho social e inovação.
Os interessados deverão fazer a sua inscrições, até ao próximo dia 29 de Junho, através do seguinte link:
https://docs.google.com/a/ucm.es/forms/d/1-p3bsZ8AvhJqddntALd5clvRWo2eDs7VksIVl8qOCmI/prefill
Para mais informações, por favor, contacte-nos: 253 55 22 12

Continuar...

CoolBAND RECEBE A SIMPÁTICA VISITA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES

No dia 10 de maio, em mais uma das suas aulas semanais, o "Projeto musical CoolBAND", promovido na Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição, numa parceria entre o Agrupamento de Escolas Fernando Távora, Plano A E6G da Fraterna e Câmara Municipal de Guimarães, recebeu a agradável surpresa da Dra Adelina Paula Pinto, do Dr Amadeu Portilha, da Dra Patrícia Ferreira e do Dr Sérgio Gonçalves da Câmara Municipal de Guimarães. Foi muito importante perceber a satisfação que manifestaram pelo trabalho que está a ser desenvolvido com os cerca de 50 alunos da Escola, terem sorrido enquanto ouviam as músicas que estão a ser criadas pelos alunos e pelos professores Marco Génio, João de Guimarães e Duarte, terem sentido a alegria, informalidade e tranquilidade de uma aula que também promove aprendizagens e desenvolve competências pessoais e sociais.

Obrigada por acreditarem e apoiarem um inovador projeto musical que valoriza e investe na diversidade cultural!!

Continuar...

Intercâmbio Bué Doce!

"Eu sei qual é o local mais alto do bairro, descobrimos todos os ovos!" (Rafael, 17 anos)
O Projeto Bué DEscolhas Maia visitou o Plano A E6G no passado dia 13 de abril. O grupo de 30 jovens, dos dois projetos, formaram 6 equipas para explorar Guimarães, através de um Peddy Paper intitulado "da Vila Alta à Vila Baixa", e um dos bairros onde o projeto intervém, com uma caça aos ovos repleta de pistas e emoção. O dia terminou com uma mega aula de kizomba e a preciosa colaboração do Agente Costa, também professor de dança. Obrigada a todos os que se envolveram e tornaram este intercâmbio possível!

Continuar...

Plano A E6G de Portas Abertas

O Plano A E6G, no âmbito da iniciativa Escolhas Portas Abertas, foi até à CPCJ de Guimarães com 20 crianças e jovens do projeto. A atividade, intitulada "Plano A E6G pinta de verde as paredes da CPCJ de Guimarães", permitiu às crianças e jovens escolher uma parede da CPCJ para pintar de acordo com o plano do Município "Guimarães Mais Verde", criado no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. O final desta atividade foi acompanhada pela Dra. Glória Carvalhais, Coordenadora da Zona Norte, Centro e Ilhas do Programa Escolhas, e pela Dra. Luísa Malhó, Diretora do Programa Escolhas. Agradecemos a disponibilidade e simpatia de toda a equipa da CPCJ e do presidente, Dr. Pedro Ivo.
"Todas as crianças têm o direito a dar um passeio na floresta com a família" (Cláudio Martins, 8 anos).

Continuar...

Campanha de Recolha de Alimentos

A Fraterna, através do seu Banco Social, realizará, nos próximos dias 31 de Março e 1 e 2 de Abril, uma Campanha de Recolha de Alimentos com vista à sua distribuição pelas famílias mais carenciadas deste Concelho.
Esta iniciativa será efetuada junto do Intermarché de Urgezes.
Apelámos ao seu contributo e espírito solidário, para connosco colaborarem neste nosso nobre projeto.

"A sua colaboração é para nós, muito importante ☺"

Continuar...