CAMPANHA LAÇO AZUL

Dia 24 de abril , 10 horas, na Sede da Fraterna, Travessa Vila Verde, CAMPANHA LAÇO AZUL.

A CPCJ de Guimarães lançou o desafio ao Plano A E6G para, no âmbito da Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), iniciada em 1989 nos Estados Unidos, nos associarmos a esta iniciativa e promovermos atividades que divulguem os direitos da criança, paralelamente à construção e afixação de expressivo laço azul na fachada da instituição. O laço do Plano A E6G, construído pelos jovens do projeto de intervenção social da Fraterna, será colocado na fachada da Fraterna pelas 10h do dia 24 de abril, data julgada simbólica. O momento da entrega vai ser marcado com uma pequena atividade , de divulgação dos direitos das crianças, que irá envolver todos os alunos do pré-escolar e respetiva comunidade educativa.

Continuar...

DESAFIO ACEITE - ESCOLHAS PORTAS ABERTAS 2018

"Obrigada pela vossa presença, uma atividade intergeracional a repetir ", Dra. Alexandra, Diretora do Centro de Dia de Gondar.
Na passada sexta-feira o Plano A E6G aceitou o desafio do Programa Escolhas, abriu as portas do projeto e, com o apoio do parceiro Tempo Livre, levou cerca de 40 crianças e jovens a participar num super torneio de futebol. Tivemos um convidado especial, a Fundação Alma Branca e o fairplay dominou a iniciativa, "não vamos jogar mais?", questionaram muitos dos participantes. Da parte da tarde o Plano A PE continuou fora dos limites do bairro e foi até ao Centro Comunitário Paroquial de Gondar oferecer alegria aos idosos. Apresentamos o "Projeto Musical CoolBand" e diferentes "Talentos artísticos e desportivos", assistimos a uma apresentação dos idosos e terminamos o dia com um doce lanche convívio. Obrigada a todos os envolvidos!

Continuar...

A VISITA DA ATRIZ CRISTINA CUNHA

De olhos arregalados, acotovelavam -se para ser os primeiros a vê-la! A "Olga" do Morangos com Açúcar, Serie V, veio visitar-nos, veio conhecer-nos .... Assim foram os primeiros instantes da visita da Cristina Cunha Actriz , ao Plano a E6G.
Depois de uma apresentação do trabalho que desenvolve, a atriz respondeu a todas as perguntas sempre com um sorriso e muita ternura. Por entre muitas gargalhadas e algumas perguntas indiscretas, lá surge a mais ousada de todas "como é que os atores dão beijinhos?"
E como se não fosse o suficiente, a atriz trouxe consigo algumas máscaras, produto das oficinas artísticas que desenvolve em Guimarães (Oficina Excêntrica). Foi a loucura.... todos quiseram experimentar e transformar-se numa personagem assustadora.
No final podemos ler numa das redes sociais da atriz o seguinte testemunho:

"Era bom que o tempo voltasse! E como ontem disse pessoalmente: foi um dos que mais me marcou. Obrigada por ter feito a minha infância mais completa. É sem dúvida uma grande pessoa tanto nas câmaras, como fora delas. Obrigada também por ter transmitido ontem, que se quisermos ser alguém teremos que fazer por isso

Continuar...

Festa da Primavera'18

Festa da Primavera'18
GRUPO DE HIP HOP - Grow-Hop

O grupo de Hip-hop do Plano A E6G, foi convidado pelo Laboratório da Paisagem a atuar no próximo dia 25 de março, no auditório do laboratório.
Anda festejar connosco a entrada da primavera.

Continuar...

FELIZ DIA DO PAI

FELIZ DIA DO PAI, não apenas hoje, mas todos os dias do ano!
Jornal Boas Notas - Plano A E6G

Na passada semana, na atividade Jornal Boas Notas, cerca de 20 crianças do 1º ciclo da Escola EB 1/JI Nª Srª da Conceição, prepararam uma carta para oferecer aos seus pais. Sentimentos de saudades, de amor e carinho refletiram-se nas suas palavras. No entanto e como ser pai é um eterno aprender, haverá erros e dificuldades e ninguém que está no caminho da parentalidade fica sem tropeçar em alguns destes momentos. Surge a Parentalidade Consciente como uma resposta a este grande desafio, o de ser pai. Deste modo, estar mais consciente na parentalidade é um convite a cultivar a habilidade de estarmos presentes, momento a momento, nas relações familiares, é estarmos conscientes de nós próprios e dos nossos filhos, das emoções, necessidades, limites e das mensagens que nos trazem os comportamentos, é colocar-nos num lugar de profunda conexão, de autenticidade e de respeito por eles e por nós próprios. E então, vamos ser melhores pais para termos filhos mais felizes!

 

Continuar...

Projeto RISEWISE

No âmbito do projeto RISEWISE (Women with disabilities In Social Engagement), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizon 2020, Guimarães irá acolher a reunião do Consórcio Europeu promotor daquele projeto e que conta com as seguintes entidades: UNIVERSITA DEGLI STUDI DI GENOVA, UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACION A DISTANCIA, MIDDLE EAST TECHNICAL UNIVERSITY, UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID, UNIVERSIDADE DO MINHO, STOCKHOLMS UNIVERSITET, UNIVERSITA DEGLI STUDI DI BRESCIA, ASSOCIAZIONE ITALIANA PER L ASSISTENZA AGLI SPASTICI PROVINCIA DI BOLOGNA, FISH - FEDERAZIONE ITALIANA PER IL SUPERAMENTO DELL'HANDICAP, AFADIS, FRATERNA - CENTRO COMUNITÁRIO DE SOLIDARIEDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL, FUNKA NU AB, A.I.SM. ASSOCIAZIONE ITALIANA SCLEROSI MULTIPLA ONLUS, ENGELLI KADIN DERNEGI.
As mulheres com deficiência são vítimas de discriminação em várias facetas da sua vida, nomeadamente na dificuldade em encontrar um emprego e integrarem-se nas atividades sociais diárias. O projeto RISEWISE centra-se no estudo dos obstáculos que as mulheres com deficiência têm que enfrentar nas diferentes dimensões da sua vida, tentando identificar as melhores práticas existentes em vários países da UE, representando ambientes culturais e socioeconómicas diferentes, com vista à sua integração e à melhoria da sua qualidade de vida. Através da aplicação de um método inovador de análise, baseado na experiência adquirida com o intercâmbio entre investigadores, especialista em inovação tecnológica e profissionais no espaço europeu, o projeto irá identificar um conjunto de linhas multissetoriais que possam contribuir para melhorar a integração e o envolvimento deste segmento da população na sociedade.
A reunião do Consórcio Europeu irá decorrer nas instalações da Fraterna, de 14 a 16 de março, havendo lugar a uma conferência de Imprensa às 11h00 do dia 15 de março, no auditório desta Régie-Cooperativa.

Continuar...