Campanha de Recolha de Alimentos

A Fraterna, nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro levará a cabo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos, com vista à sua distribuição pelas famílias mais carenciadas deste Concelho.
Esta iniciativa será realizada nas seguintes superfícies comerciais:

• Bolama Cidade;
• Bolama Azurém;
• Bolama Ponte;
• Intermarché Cruz D'Argola.

Apelámos ao seu contributo e espírito solidário, para connosco colaborarem neste nosso nobre projeto.
"A sua colaboração é para nós, muito importante ☺".

 

Continuar...

Campanha de Recolha de Alimentos

A Fraterna, nos próximos dias 10 e 11 de novembro levará a cabo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos, com vista à sua distribuição pelas famílias mais carenciadas deste Concelho.
Esta iniciativa será realizada na seguinte superfície comercial:

•Pingo Doce /Alameda Alfredo Pimenta.

Apelámos ao seu contributo e espírito solidário, para connosco colaborarem neste nosso nobre projeto.
"A sua colaboração é para nós, muito importante
"

 

Continuar...

LITERATURA INCLUSIVA - "ACRESCENTA UM CONTO"

"O Toural é onde tem aqueles porta-chaves todos."
Fábio Dárcio, 8 anos
A atividade Literatura Inclusiva - "Acrescenta Um Conto" já conta com 5 sessões dinamizadas junto dos alunos da Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição, pré-escolar e 1º ciclo.
O Projeto Plano A E6G juntou-se ao tema aglutinador do Agrupamento Fernando Távora Távora "Guimarães Cidade Museu" começou a abordar as perspetivas do passado, presente e futuro dos lugares e tradições da cidade. Assim e de acordo com a temática, durante o primeiro período letivo, iremos trabalhar, com o apoio do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, o tema das "Festas Nicolinas".
A atividade, embora tenha uma linha de ação desenhada de acordo com objetivos do agrupamento, continuará a ter como objetivo desenvolver competências no Português, explorando e capacitando os alunos nas suas capacidades de expressão oral e escrita.

 

Continuar...

CAMINHADA AO MONTE DA PENHA E PEDDY PAPER

Caminhada ao monte da penha e peddy paper "No ponto mais alto da minha cidade"
"Só faltam 5km" Jorge Rafael, 19 anos
15 jovens e 1 mãe guerreira de mochila às costas, aventuraram-se, no dia 11 de Setembro a subir o Monte da Penha. Após uma cansativa caminhada realizada da parte da manhã, da parte da tarde do Pio IX à Capela de São Cristóvão, foi realizado um peddy paper composto por 19 perguntas. O mesmo terminava assim que a equipa no centro da Praça do Cruzeiro, desse o seu grito de vitória.
Na volta, não podemos de deixar de agradecer à Turipenha Guimarães, que de forma gratuita nos deixou descer de teleférico, proporcionando um momento de beleza paisagística, único para alguns dos participantes.
Obrigada a todos!

 

 

Continuar...

WORKSHOP “CULTIVANDO O FUTURO…”

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, na cidade de Guimarães, em Portugal, será realizado o workshop "Cultivando o Futuro..,", integrado no Projeto Europeu RISEWISE – "RISE Women with disabilities In Social Engagement" da qual são promotores Portugueses a Universidade do Minho e a FRATERNA.
O workshop visa promover um intercâmbio internacional de reflexões teóricas, a disseminação de boas práticas e a análise de estudos de caso sobre a questão do desporto para pessoas com deficiência e, em particular, para as mulheres.
O evento vai acolher especialistas de vários países europeus com experiência em diferentes disciplinas, incluindo psicologia, social, pedagógica e tecnológica, e será dividido em duas sessões temáticas, a primeira teórica e a segunda técnico-prática.
A sessão teórica terá lugar na sede da fraterna (fraterna.org), enquanto a sessão técnico-prática, com demonstração desportivas, será realizada na Academia de Ginástica "GUIMAGYM" (guimagym.pt) e no Parque da Cidade (ao lado da Academia de Ginástica "GUIMAGYM")
O objetivo do workshop é divulgar as melhores práticas implementadas nos países europeus, incluindo Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Turquia para criar um intercâmbio de ideias entre os participantes e permitir a troca de abordagens metodológicas sobre o desporte dedicado para pessoas com deficiência.
Os palestrantes envolvidos vêm de instituições universitárias, associações desportivas, federações desportivas nacionais, cooperativas e organizações sociais. Também participarão do evento pessoas com deficiências, que irão contar as suas experiências de vida.

Link para o evento:
http://www.risewiseproject.eu/event/workshop-in-guimaraes/

Programa

Para inscrições:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (indicação do nome, Instituição/profissão, email dos dias que pretende participar) 

 

 

Continuar...

DESAFIO ESCOLHAS: DIA DE MANDELA - 67 MINUTOS POR UM MUNDO MELHOR!

"O que conta na vida não é o simples fato de termos vivido. É a diferença que fizemos para as vidas dos outros que determinarão o significado da vida que levamos." Nelson Mandela
Na atividade Espaço + Cultura de ontem, 25 crianças e jovens comemoraram o Dia do Amigo associado ao Desafio "67 minutos por um mundo melhor", através da animação do grupo de idosos do Centro de Dia de Gondar. Foi uma tarde repleta de momentos de animação, partilha, afeto e divertimento para todos.
Foi um gesto traduzido em sorrisos e agradecimentos sentidos por parte dos idosos!

 

Continuar...