ALUNO DA ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA CRIA APLICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O PROJETO PLANO A E6G

Jorge Soares, natural de Guimarães, frequenta a Fraterna desde os 6 anos de idade. Um aluno que sente o espaço como uma extensão da sua própria família.
Atualmente, o Jorge encontra-se a terminar o seu Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, tendo desenvolvido como Prova de Aptidão Profissional, uma aplicação para dispositivos móveis que dá a conhecer o Plano de Ação da instituição que o acolheu nos últimos anos.
A aplicação dá a conhecer o Projeto Plano A E6G e permite que os seus utilizadores consultem as atividades decorrentes durantes as atividades letivas, a marcação num mapa da localização dos espaços da Atouguia e Gondar, dar a conhecer os seus grupos de jovens, as atividades para as férias e uma pequena descrição dos criadores da Aplicação.
Atualmente, o Jorge encontra-se a frequentar a sua Formação em Contexto de Trabalho no espaço da Atouguia, do Projeto Plano A E6G, sendo responsável por uma sala TIC e prestando apoio informático às várias atividades desenvolvidas no espaço.

 

Continuar...

TORNEIO DISTRITAL DE FUTEBOL DE RUA 2018

"A mim falta-me esta competência, o controlo!" Pedro Carvalho, 16 anos

6 equipas, 6 entidades e 43 jogadores que participaram na 6ª edição do Torneio Distrital de Futebol de Rua 2018. Num ambiente de partilha e de cooperação foi realizado, da parte da manhã, o workshop "Move-te, Faz Acontecer!", com o objetivo de trabalhar algumas competências importantes para levar para dentro de campo.
Iniciamos a tarde com o sorteio das equipas, passando rapidamente à realização de 9 jogos, pautados pelo fair play e pela boa disposição.
Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à CAIS, a todas as equipas participantes, aos Bombeiros Voluntários de Guimarães, à Policia Municipal de Guimarães e ao Multiusos De Guimarães por terem colaborado connosco nesta iniciativa. Parabéns à equipa do Plano A E6G que se consagrou campeã e que vai representar o Distrito no Torneio Nacional em Julho.

 

Continuar...

CAMPANHA DO LAÇO AZUL

A Fraterna agradece a todos os utentes e colaboradores a participação na elaboração dos laços realizados na Instituição no âmbito da Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon).
Com a ajuda de todos conseguimos participar nesta ação de sensibilização de prevenção de maus-tratos às crianças.
Os laços poderão ser vistos na entrada da Fraterna (Largo do Cidade) e na Sede da CPCJ (Av. Dom Afonso Henriques).

Continuar...

TROCAMOS ABRAÇOS POR LAÇOS!

Prevenção dos Maus tratos na Infância

96 crianças do pré-escolar e da creche da Fraterna coloriram hoje o cartaz "Eu não maltrato, Eu abraço", fazendo a sua própria representação dos diferentes direitos da criança expostos. A sensibilização para os Direitos das crianças e para a prevenção dos maus tratos foi realizada ao longo de todo o mês de abril, enquadrada nas diferentes atividades do Plano A E6G e em contexto de sala de aula com a creche e pé-escolar. O envolvimento dos pais e de todos os departamentos da Entidade promotora, na construção da representação simbólica desta campanha, foi muito positiva. A manhã de hoje ficou marcada pela troca de laços por abraços e pela eficaz e animada participação de todos os profissionais e crianças presentes.

Continuar...

CAMPANHA LAÇO AZUL

Dia 24 de abril , 10 horas, na Sede da Fraterna, Travessa Vila Verde, CAMPANHA LAÇO AZUL.

A CPCJ de Guimarães lançou o desafio ao Plano A E6G para, no âmbito da Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), iniciada em 1989 nos Estados Unidos, nos associarmos a esta iniciativa e promovermos atividades que divulguem os direitos da criança, paralelamente à construção e afixação de expressivo laço azul na fachada da instituição. O laço do Plano A E6G, construído pelos jovens do projeto de intervenção social da Fraterna, será colocado na fachada da Fraterna pelas 10h do dia 24 de abril, data julgada simbólica. O momento da entrega vai ser marcado com uma pequena atividade , de divulgação dos direitos das crianças, que irá envolver todos os alunos do pré-escolar e respetiva comunidade educativa.

Continuar...

DESAFIO ACEITE - ESCOLHAS PORTAS ABERTAS 2018

"Obrigada pela vossa presença, uma atividade intergeracional a repetir ", Dra. Alexandra, Diretora do Centro de Dia de Gondar.
Na passada sexta-feira o Plano A E6G aceitou o desafio do Programa Escolhas, abriu as portas do projeto e, com o apoio do parceiro Tempo Livre, levou cerca de 40 crianças e jovens a participar num super torneio de futebol. Tivemos um convidado especial, a Fundação Alma Branca e o fairplay dominou a iniciativa, "não vamos jogar mais?", questionaram muitos dos participantes. Da parte da tarde o Plano A PE continuou fora dos limites do bairro e foi até ao Centro Comunitário Paroquial de Gondar oferecer alegria aos idosos. Apresentamos o "Projeto Musical CoolBand" e diferentes "Talentos artísticos e desportivos", assistimos a uma apresentação dos idosos e terminamos o dia com um doce lanche convívio. Obrigada a todos os envolvidos!

Continuar...