Passeios Sénior

A Fraterna, vem por este meio informar que, ainda, existem vagas para os passeios de vários dias a realizar nas datas de 3 a 6 de outubro de 2017 e de 10 a 13 de outubro de 2017. A todos os interessados que se queiram inscrever, podem deslocar-se às instalações da Fraterna para o fazer. Para isso, basta fazerem-se acompanhar dos seguintes documentos, em fotocópia:
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
- Cartão Municipal do Idoso;
- Comprovativos de IRS de 2016 e comprovativos de Pensões, Invalidez, Sobrevivência, Aposentação, etc.

Deverão, também, fazer-se acompanhar de:
- Relatório clínico com lista de medicação que estão a tomar;
- Contacto telefónico pessoal e de um familiar.

Continuar...

Dia dos Avós

No passado dia 26-07-2017, o DAC assinalou o dia dos Avós com uma visita ao Continente de Guimarães, onde as crianças receberam um miminho e tiraram fotos para oferecer aos avós.
Na parte da tarde decorreu a entrega das lembranças aos avós da escola, Centro de Dia, e receberam os seus avós para também lhes oferecem lembrança e lancharem juntos.
Foi uma tarde muito ternurenta.
Obrigada avós

Continuar...

Passeios Sénior 2017

Período de inscrições é de 26 a 28 de Abril, no Auditório da Fraterna, em Couros, das 10 às 13 horas e das 14 às 16 horas. Os documentos necessários para a inscrição são o Bilhete de Identidade ou o Cartão do Cidadão e o Cartão Municipal do Idoso, além de um contacto telefónico de um familiar.

Serão organizadas duas visitas a Fátima, nos dias 18 e 23 de maio, e duas em junho, dia 6 a Santiago de Compostela e, dia 20, a Aveiro. O preço por viagem é de 12 euros e apenas pode ser efetuada uma inscrição num dos quatro passeios.

Continuar...

Nova Nota de 50€

Nova Nota de 50€, apresentada pela PSP aos nossos seniores, entra hoje em circulação.
A PSP de Guimarães apresentou a nova nota de 50 euros alertando para os novos elementos de segurança que evitam a sua falsificação.
Entra hoje (04-04-2017) em circulação a nova nota de 50 euros. A renovação desta nota tem como principal objetivo reforçar a sua segurança e evitar a sua falsificação. Para isso, segundo o Agente Pires Alves, foram adicionados novos elementos que podem facilmente ser identificados pelos consumidores.
Na nota de 50 euros há elementos que se mantêm, como a cor alaranjada. Mas através do método "tocar, observar e inclinar", podemos verificar algumas das novidades que a nova nota traz consigo. Por exemplo, observada a contraluz tornam-se visíveis a janela com retrato, a marca de água com retrato e o filete de segurança. Ao mesmo tempo, nas margens da frente da nota existem pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam a identificação da nota, especialmente por cegos e amblíopes. E se inclinar a nota, a banda prateada revela um retrato de Europa numa janela transparente e o número esmeralda apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Estes são apenas alguns elementos distintivos da nova nota de 50 euros.
Ficou ainda um alerta para o facto de a nova nota circular ao mesmo tempo da atual nota do mesmo valor, não sendo necessária qualquer deslocação a um banco para fazer a troca das notas antigas.

Continuar...

Dia Mundial do Teatro

Cerca de um milhar de idosos, pertencentes a 35 instituições de solidariedade social do concelho de Guimarães, comemorou esta segunda-feira, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro numa organização conjunta da Câmara Municipal e Fraterna. A tarde no Multiusos de Guimarães ficou marcada pela apresentação de trechos teatrais, mas também por momentos de música.
A exibição da performance "De Criança a Velhinho", cuja apresentação esteve a cargo do grupo Encontro de Saberes, abordou as diferentes memórias de vida dos nossos idosos, enquanto o Centro Social Cultural Desportivo de Vila Nova de Sande apresentou a peça "A Carochinha e o João Ratão" e a ADCL exibiu excertos do projeto "Então Vamos". O músico Tiago Maroto encerrou a tarde com a apresentação musical de um conjunto de concertinas.
A iniciativa resultou de um «trabalho em rede das instituições», como referiu Paula Oliveira, Vereadora do Município de Guimarães, com competências delegadas na área da Ação Social. «O teatro é uma arte que permite expressar as nossas emoções e as nossas vivências! É também a arte do encontro, da partilha, de experiências e de memórias de vida», acrescentou ainda.
A comemoração do Dia Mundial do Teatro, celebrado no âmbito das atividades da Terceira Idade, contou com a organização da Fraterna, Rede Social, Tempo Livre e das instituições de apoio a idosos. Promover a arte do teatro como forma de expressão, proporcionando momentos de entretenimento e alegria, foi um dos objetivos desta iniciativa que reuniu mais de três dezenas de entidades de âmbito social.

Continuar...

15º Festival de Papas de sarrabulho de Amares

Avós no 15º Festival de Papas de sarrabulho de Amares.

Os nossos utentes de centro de dia participaram na 15º Festival de papas de sarrabulho de Amares.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto Bem envelhecer, desta vez organizado pelo CPVC de Amares. A receção aos participantes decorreu no belíssimo Solar da Levada e seguiu-se um dia de animação em contacto com os mais novos com muita atividade física.

Ao almoço não faltaram os rojões e as tão aguardadas papas de sarrabulho.

Para terminar o dia a música e a dança ajudaram a desgastar os inevitáveis excessos, afinal de contas o próximo Festival de papas é só daqui a um ano.

Continuar...