DIA DOS AVÓS CELEBRADO EM GUIMARÃES

O Multiusos foi o palco das comemorações do dia dos Avós, numa iniciativa que tenta reunir avós e netos num desejo expresso pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães que defende que o "Dia dos Avós" faz mais sentido numa festa intergeracional, com a participação dos netos e bisnetos".
A animação e convívio foi uma constante, com teatro e muita música ao longo desta quinta-feira, 26 de julho, que juntou mais de 900 participantes em representação de 26 instituições do concelho e da comunidade.
O programa incluiu um momento musical apresentado pelas crianças do Jardim de Infância de São Francisco e a música tradicional portuguesa, teatro e tuna pela UNAGUI. Durante a tarde, decorreu a atuação do grupo de concertinas Encontro de Saberes que surpreendeu tudo e todos com a apresentação do "Joãozinho", intercalado com duas peças "É a Vida" e "Arrepios do Berço", pelo Grupo de Teatro Cem Cenas, Associação Cultural.
Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal e Fraterna, tendo a indispensável colaboração da Rede Social e Tempo Livre, do Banco local de voluntariado, dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e as Instituições de apoio à terceira idade.

 

Continuar...

Passeios Sénior 2018

Período de inscrições é de 23 de abril a 4 de maio, no Auditório da Fraterna, em Couros, das 10 às 13 horas e das 14 às 16 horas. Os documentos necessários para a inscrição são o Bilhete de Identidade ou o Cartão do Cidadão e o Cartão Municipal do Idoso, além de um contacto telefónico de um familiar.
Serão organizadas duas visitas a Fátima, nos dias 23 e 30 de maio, uma visita a Aveiro no dia 6 de junho e uma visita a Santiago de Compostela no dia 27 de junho.
O preço por viagem é de 12 euros e apenas pode ser efetuada uma inscrição num dos quatro passeios.

Continuar...

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “IDOSOS EM SEGURANÇA”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Guimarães, Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) – (Apoio ao Idoso), desenvolveu no dia 20 de fevereiro uma ação de sensibilização para os utentes do centro de Dia da Fraterna subordinada ao tema "Idosos em segurança".
Nesta ação, foram abordadas medidas de segurança em Casa e na Rua, medidas de prevenção de Roubos, Furtos e Burlas.
Com estas iniciativas pretendemos dar continuidade à estratégia de prevenção da violência contra a população idosa, procurando diminuir as ocorrências de criminalidade e o aumento do sentimento de segurança.
No final foi, também, feita a distribuição de panfletos alusivos ao mesmo tema onde consta o contacto da PSP – 253 540 660 para qualquer eventualidade.
Nesta ação de sensibilização e prevenção estiveram presentes, 17 utentes e 2 profissionais da área da geriatria.

Continuar...

RECOLHA DE MEDICAMENTOS

A Farmácia Dias Machado & Dias Machado Saúde, em parceria com o Banco Farmacêutico Portugal, participou na X Jornada de Recolha de Medicamentos que decorreu no passado dia 17 de fevereiro, entre as 9 e as 19 horas.
Esta iniciativa decorreu pela primeira vez em Guimarães, com a adesão da Farmácia Dias Machado, que recolheu medicamentos para auxiliar a Fraterna
Agradecemos a todos os que doaram medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde.

Recolha de medicamentos 002

Continuar...

Passeios Sénior

A Fraterna, vem por este meio informar que, ainda, existem vagas para os passeios de vários dias a realizar nas datas de 3 a 6 de outubro de 2017 e de 10 a 13 de outubro de 2017. A todos os interessados que se queiram inscrever, podem deslocar-se às instalações da Fraterna para o fazer. Para isso, basta fazerem-se acompanhar dos seguintes documentos, em fotocópia:
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
- Cartão Municipal do Idoso;
- Comprovativos de IRS de 2016 e comprovativos de Pensões, Invalidez, Sobrevivência, Aposentação, etc.

Deverão, também, fazer-se acompanhar de:
- Relatório clínico com lista de medicação que estão a tomar;
- Contacto telefónico pessoal e de um familiar.

Continuar...

Dia dos Avós

No passado dia 26-07-2017, o DAC assinalou o dia dos Avós com uma visita ao Continente de Guimarães, onde as crianças receberam um miminho e tiraram fotos para oferecer aos avós.
Na parte da tarde decorreu a entrega das lembranças aos avós da escola, Centro de Dia, e receberam os seus avós para também lhes oferecem lembrança e lancharem juntos.
Foi uma tarde muito ternurenta.
Obrigada avós

Continuar...