Campanha de Recolha de Alimentos

A Fraterna, nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro levará a cabo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos, com vista à sua distribuição pelas famílias mais carenciadas deste Concelho.
Esta iniciativa será realizada nas seguintes superfícies comerciais:

• Bolama Cidade;
• Bolama Azurém;
• Bolama Ponte;
• Intermarché Cruz D'Argola.

Apelámos ao seu contributo e espírito solidário, para connosco colaborarem neste nosso nobre projeto.
"A sua colaboração é para nós, muito importante ☺".

 

Continuar...

Campanha de Recolha de Alimentos

A Fraterna, nos próximos dias 10 e 11 de novembro levará a cabo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos, com vista à sua distribuição pelas famílias mais carenciadas deste Concelho.
Esta iniciativa será realizada na seguinte superfície comercial:

•Pingo Doce /Alameda Alfredo Pimenta.

Apelámos ao seu contributo e espírito solidário, para connosco colaborarem neste nosso nobre projeto.
"A sua colaboração é para nós, muito importante
"

 

Continuar...

DIA MUNDIAL DA ALIMEDIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2018NTAÇÃO 2018

No passado dia 16 de Outubro, celebrou-se na Fraterna o Dia Mundial da Alimentação, em conjunto com as crianças e utentes do centro de dia. Neste dia tão especial, e com a ajuda da nossa Nutricionista, descobrimos a quantidade de açúcar presente em diversos alimentos, bem com as implicações para a nossa saúde, aquando o consumo excessivo destes.
O impacto visual causado na realização desta atividade, permitiu consciencializar não só as crianças e utentes, como também colaboradores e famílias, sobre a quantidade de açúcar que facilmente ingerimos no nosso dia-a-dia, promovendo a capacitação para melhores escolhas alimentares.

 

Continuar...

LITERATURA INCLUSIVA - "ACRESCENTA UM CONTO"

"O Toural é onde tem aqueles porta-chaves todos."
Fábio Dárcio, 8 anos
A atividade Literatura Inclusiva - "Acrescenta Um Conto" já conta com 5 sessões dinamizadas junto dos alunos da Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição, pré-escolar e 1º ciclo.
O Projeto Plano A E6G juntou-se ao tema aglutinador do Agrupamento Fernando Távora Távora "Guimarães Cidade Museu" começou a abordar as perspetivas do passado, presente e futuro dos lugares e tradições da cidade. Assim e de acordo com a temática, durante o primeiro período letivo, iremos trabalhar, com o apoio do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, o tema das "Festas Nicolinas".
A atividade, embora tenha uma linha de ação desenhada de acordo com objetivos do agrupamento, continuará a ter como objetivo desenvolver competências no Português, explorando e capacitando os alunos nas suas capacidades de expressão oral e escrita.

 

Continuar...

DESFOLHADA

A tradição das desfolhadas não passou ao lado na Fraterna.
O local escolhido foi o exterior junto à Biblioteca. A manhã apresentou-se cinzenta, mas o sol resolveu aparecer e brindar-nos com a sua luz.
O milho, os crivos, os malhos, as cestas e alguns acessórios do vestuário, tais como, boinas, chapéus e lenços fizeram parte desta "mini-desfolhada".
Ao redor das espigas e acompanhada de música lá fomos desfolhando o milho partilhando momentos de dança e grande animação.
Nesta bela manhã de outono pudemos recuperar e vivenciar a tradição das desfolhadas.
Foi sem dúvida uma atividade muito divertida e educativa para todos.

 

Continuar...

VINDIMAS

No passado dia 12 de outubro os nossos meninos do pré-escolar passaram um dia muito divertido na Vila de S. Torcato.
Foram participar na Festa das Colheitas, dinamizadas pelo Grupo Folclórico de S. Torcato. Assistiram à apanha da uva, à prova da mesma, de biscoitos e broa caseira, viram os bois a carregar os cestos de uvas e ainda visitaram o lagar comunitário onde os lavradores pisaram as uvas.
Aproveitaram a saída e fizeram um piquenique no terreiro do Mosteiro de S. Torcato.
Foi um dia muito divertido!

 

Continuar...