Nome do Projeto: Women in Resistance in 20th century (WORTH)
Objetivo principal: valorizar e reforçar o valor das mulheres que estiveram na vanguarda de várias formas de resistência durante o século XX na Europa, reforçando a transição para o regime democrático.
Entidade coordenadora: YouNet (Itália)
Entidades parceiras: Fraterna (Portugal); DRPD (Eslovénia); DFOP (Polónia); University of Transilvânia (Roménia).
Data de inicio: Dezembro 2022.
Data de conclusão: Maio 2024.

VISÃO GERAL DO PROJECTO
WOmen in Resistance in 20th century (WORTH) é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV). O projeto WORTH visa sensibilizar o público e aumentar o conhecimento e a compreensão da narrativa histórica da resistência das mulheres durante o século XX na Europa.
O projeto envolve cinco organizações não governamentais com experiência na conceção e implementação de projetos europeus de Itália, Eslovénia, Portugal, Polónia e Roménia, permitindo uma perspetiva alargada e uma reflexão transnacional sobre o tema.
O projeto centra-se na resistência durante o século XX e no papel que desempenhou na transição democrática, proporcionando uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum, promovendo uma cultura internacional da memória e proporcionando uma compreensão mais equilibrada da história em termos de género.

Antecedentes: a resistência não contada e não ouvida:
A avaliação das necessidades da sociedade civil europeia dos países envolvidos nas parcerias salientou claramente a necessidade de promover e adotar uma perspetiva que respeite mais eficazmente o equilíbrio entre os sexos, incluindo a narrativa histórica feminina.
Estes resultados sensibilizaram para a importância de garantir uma educação contínua relativamente à transmissão da história e aos testemunhos, especialmente no que diz respeito ao papel desempenhado por atores como as mulheres, que não podem ser esquecidos ou marginalizados.
De facto, o principal objetivo é valorizar o papel das mulheres que estiveram na vanguarda da luta e da resistência contra os regimes totalitários, promovendo uma mudança para uma compreensão mais equilibrada da história que respeite a igualdade de género. A parceria decidiu centrar-se no papel das mulheres e na valorização do seu contributo para a luta contra a opressão e os regimes totalitários porque, muitas vezes, as narrativas históricas apenas destacam as figuras masculinas, uma vez que a história tem sido predominantemente escrita por homens, deixando uma perspetiva enviesada e favorável a estes.
A resistência não contada e não ouvida das mulheres no século XX na Europa é um aspeto significativo da história que merece atenção e reconhecimento. Ao longo dos tumultuosos acontecimentos do século XX, as mulheres desempenharam um papel crucial na luta pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos humanos. No entanto, as suas contribuições e histórias têm sido frequentemente ignoradas ou marginalizadas em narrativas históricas dominadas por perspetivas masculinas.
O projeto WORTH - Mulheres na Resistência no Século XX - procura colmatar esta lacuna através da sensibilização do público e do aumento do conhecimento sobre a narrativa histórica da resistência feminina. O nosso principal objetivo é, de facto, destacar o papel das mulheres na vanguarda da luta contra os regimes totalitários, com vista a promover uma compreensão mais equilibrada e inclusiva da história que respeite a igualdade de género. Ao centrar-se nas experiências e nos contributos das mulheres, o projeto pretende evitar que as suas histórias caiam na obscuridade e garantir a sua continuidade.

ASPIRAÇÕES DO PROJECTO
Ao longo do século XX, as mulheres desempenharam um papel social, cívico e político muito importante em todos os países europeus e em vários contextos. No entanto, na transição democrática, a sua presença e os seus contributos não foram menos significativos do que os dos homens.
O WORTH pretende ter um impacto em vários beneficiários, nomeadamente no grupo-alvo das atividades: os jovens e a comunidade em geral e a sociedade civil.
Para ter o impacto esperado, as parcerias organizarão eventos comemorativos e de divulgação durante a implementação do projeto, permitindo alcançar o impacto chave do projeto, sensibilizando os cidadãos da UE, especialmente os jovens, para o papel das mulheres na complexa e quase desconhecida história de resistência da UE.
De facto, o projeto envolve várias atividades dirigidas principalmente a jovens e estudantes, utilizando métodos de educação não formal e técnicas de gamificação. Estas atividades, como o Urban Trekking e os eventos da Biblioteca Humana, visam estimular a reflexão e envolver os participantes de uma forma interativa e participativa. Ao combinar eventos locais com conferências e seminários internacionais, o projeto cria um espaço de partilha de experiências e promove uma compreensão mais ampla da história europeia.
O projeto irá, portanto:
• Aproximar os jovens da história da UE do século XX relacionada com os regimes totalitários, com as suas características, semelhanças e diferenças entre países;
• Despertar a curiosidade dos jovens para as contribuições e realizações das mulheres através do seu papel na Resistência.
Isto é possível graças à criação de um consórcio pan-europeu e de uma rede de cinco organizações diferentes envolvidas no projeto, pertencentes a diferentes áreas de atividade, com o objetivo de reforçar o sentido de responsabilidade para com a democracia e os direitos de liberdade que todos os cidadãos da UE devem abraçar.

Recordar as memorias:
A recordação é o ato de lembrar ou comemorar algo ou alguém, muitas vezes associado a honrar a memória de um determinado acontecimento ou pessoa. É uma forma de prestar homenagem e reconhecer o significado de ocorrências ou indivíduos do passado.
A nossa democracia é demasiado frágil e os seus alicerces são tidos como garantidos. Para preservar o seu poder, a próxima geração de líderes deve cuidar dela agora e, por esta razão, devemos colocar o nosso esforço nos jovens, uma vez que eles são a próxima geração já hoje.
A consciencialização através das lutas que conduziram à democracia é fundamental para não esquecer a nossa história e a coragem das pessoas que lutaram por ela e perderam as suas vidas e também para reconhecer o valor da sua luta.
O projeto WORTH tem também um forte valor cívico, uma vez que fomenta a cidadania ativa e tem um forte papel educativo.
O WORTH pretende alargar a rede e chegar a novas comunidades, avançando na sensibilização e ação educativa sobre os direitos, liberdades e conquistas que conduziram à União Europeia tal como ela é hoje.
O objetivo é aproximar as comunidades locais da UE, refletindo sobre o tema do passado que nas sociedades atuais, o papel da mulher e quem são as mulheres resistentes nas sociedades de hoje.
Este projeto é extremamente importante porque o reconhecimento pleno e igualitário dos direitos e liberdades ainda não foi totalmente alcançado. As mulheres continuam a lutar contra a discriminação e a afirmar uma perspetiva de género em todos os aspetos da vida pública e privada, incluindo na União Europeia.

ATIVIDADES
A escolha do grupo-alvo influencia a seleção dos métodos e atividades que serão adotados para envolver os jovens e permitir-lhes participar ativamente em debates, world cafés, conversas com Living Books, Urban Trekking nas cidades de 5 países europeus. As cinco organizações parceiras envolvidas optaram por se concentrar na organização de atividades dirigidas principalmente a jovens e estudantes, porque é essencial que não esqueçam as lições do passado.

Social Share:

Compatibility

Joomla! 3.x

JSN Pixel 2 is now natively compatible with Joomla! 3.x.

The installation package is compatible with Joomla CMS.

Versatile Menu Styles

JSN Pixel 2 provides extremely flexible styling options to present website navigation. A special megamenu builder is also built in, so you don't need to install any external menu modules.

Beautiful Module Styles

JSN Pixel 2 provides UNLIMITED background designs. You can forget all about predefined icons or fixed color parameters. Only sky is the limit!

Comprehensive Typography

JSN Pixel 2 was developed with extreme focus on typography. In addition to standard fonts, 800+ Google fonts will be more than enough to spice up your beautiful websites

Native RTL Support

All JoomlaShine templates are equipped with native RTL layout support. We spent huge amount of time tweaking every tiny details to make it look right in RTL mode.

Painless Configuration

All JoomlaShine templates can be effortlessly configured by template parameters. In template setting page, you will find hundred template parameters for convenient operation.

Cool Image Gallery

The cool gallery you see on this website is another product from JoomlaShine.com called JSN ImageShow. Deliver your images with a stunning presentation.

Fraterna @2019

Política de Privacidade e Segurança                       Livro de Reclamações Eletrónico                        Canal da Denuncia

Go to top
JSN Pixel 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework