Fraterna

fraterna Panorama v2

A FRATERNA – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social é uma Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída aos treze dias do mês de Janeiro do ano mil novecentos e noventa e nove, numa perspetiva de complementar a intervenção do município ao nível da promoção do desenvolvimento social, tendo por base os seguintes objetivos:

  • Eliminar situações de exclusão social;
  • Desenvolver atividades que contribuam para o processo de Coesão Social, a nível local e regional;
  • Criar e dinamizar um Serviço Alimentar contra a Fome;
  • Criar e administrar serviços de apoio ao idoso, designadamente, Centros de Dia, Centros de Ocupação de Tempos Livres e Serviços de Apoio Domiciliário;
  • Criar e administrar equipamentos sociais de apoio à primeira infância;
  • Criar e administrar serviços de apoio a jovens em vias e/ou em situação de exclusão social;
  • Criar e administrar serviços de apoio a desempregados de longa duração;
  • Promover formação profissional:
  • Prestar apoio técnico e logístico aos membros da cooperativa que desenvolvam atividades nas áreas de solidariedade social.

Na sequência do projeto de reabilitação urbana promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do PRU – Programa de Reabilitação Urbana, encontramo-nos hoje sedeados num dos espaços mais emblemáticos da Cidade de Guimarães – a Zona de Couros. Neste espaço estão alocados grande parte dos serviços de apoio à população dos quais destacamos as valências de Pré-escolar, Creche, Centro de dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Gabinete de Consulta Jovem, Banco Social, uma Biblioteca e um Auditório.

No entanto, para além das atividades promovidas na sua Sede social, a Fraterna promove diferentes projetos de desenvolvimento e integração social em diferentes pontos do município, dos quais destacamos o trabalho desenvolvido nos bairros sociais de Atouguia e Gondar.

Apoiada no combate à exclusão social, ao longo dos seus 15 anos de atividade, a Fraterna tem tido de forma transversal como um dos seus eixos de atuação o desenvolvimento de estratégias integradas para a inserção social de pessoas vulneráveis com trajetórias de exclusão social, sempre com o objetivo de garantir a valorização de toda a vida humana.

Para tal tem contado com o apoio de diversos parceiros sociais e, estrategicamente pautado a sua ação numa relação de proximidade efetiva à população a quem se dirige, com a instalação dos espaços de trabalho na comunidade onde se pretende intervir, designadamente com a instalação nos Bairros Sociais de Atouguia e Gondar dos seguintes projetos: o C.S.I. (20072015), o Plano A (2016-2018), o Arca Social, o Guimarães Inclusivo, o Gabinete de Atendimento do Rendimento Social de Inserção e o Gabinete de Inserção Profissional.

É assim, com base em valores como humanismo, proximidade e parceria, que a Fraterna rege a sua ação e procura cumprir a sua missão de "prestar apoio e contribuir para a equidade e desenvolvimento social da população residente no Concelho de Guimarães, garantindo, de uma forma integrada, a valorização de toda a vida humana".